Como introduzir a cultura da segurança do trabalho nas indústrias - Belem Saúde

Como introduzir a cultura da segurança do trabalho nas indústrias

By 9 de fevereiro de 2022notícias
Segurança do trabalho

Como introduzir a cultura da segurança do trabalho nas indústrias?

Construir uma cultura de segurança no trabalho é imprescindível para empresas que desejam tornar o ambiente de laboral mais seguro e produtivo. Ela deve ser implementada como um valor para a empresa, de maneira que esteja presente no dia a dia dos empregados e empregadores.

A Cultura da segurança pode ser entendida como um conjunto de conceitos e ideias incorporados na rotina da empresa, cujo objetivo é promover ações que previnam a todos que compreendem o ambiente de trabalho, de riscos ocupacionais.

Os atos e comportamentos seguros devem ser motivados e desenvolvidos continuamente. É importante que o assunto esteja sempre em pauta, através de diálogos de segurança (DDS) e treinamentos.

Para disseminação dos valores da segurança no trabalho, é interessante aplicar alguns pontos:

– Leis e normas;
– Prevenção;
– Treinamentos;
– Aprendizagem organizacional;
– Recursos financeiros;
– Comunicação.

Vale ressaltar que a principal ferramenta a ser utilizada, é a comunicação, visando a união de colaboradores e empregadores para construir gradativamente a cultura de segurança do trabalho nas empresas.

 

Diferença entre risco e perigo no trabalho
Por mais que possam aparentar ideias semelhantes, as palavras “risco” e “perigo” têm diferenças enormes quando estamos tratando de segurança do trabalho. Isso porque, quando falamos que uma tarefa representa um perigo, estamos dizendo que os riscos atrelados a ela não foram controlados da maneira correta, o que implica em situações de vulnerabilidade do colaborador.

Simplificando, há perigo em um ambiente ocupacional quando os riscos de trabalho estão fora de controle (ou que até mesmo nem chegaram a ser previamente identificados e posteriormente controlados). Dessa forma, seja qual for a natureza da tarefa industrial, o cenário ideal é que um colaborador jamais tenha que passar por uma situação de perigo.

Por que se preocupar com isso?
Existem vários fatores industriais importantes e que se relacionam diretamente com a garantia de locais de trabalho mais seguros.

 

Gostou do conteúdo? quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e agende uma reunião

Leave a Reply