Como fica a minha empresa com NR05? - Belem Saúde

Como fica a minha empresa com NR05?

By 9 de maio de 2022notícias
NR 05

Com base na NR 05, é preciso traçar estratégias e adotar medidas internas de segurança na organização. Ou seja, deve ser estipulado qual o papel de cada um em uma empresa, visando colaborar com a criação de um ambiente seguro para todos.

Dessa forma, será possível prevenir o acontecimento de acidentes e doenças em consequência do trabalho, preservando a vida e a saúde do colaborador.

Para isso, a empresa deve implementar algumas ações, como:

1) Estabelecer uma CIPA;
2) Dar treinamentos aos membros da CIPA;
3) Fazer votações para determinar seus representantes;
4) Nomear um presidente;
5) Garantir o cumprimento da NR 05.

Qual o objetivo da NR 05?

De acordo com a NR 05, o objetivo das orientações é prevenir o acontecimento de acidentes e/ou doenças em consequência do trabalho. Dessa forma, a ideia é que haja harmonia entre o ato de trabalhar e a preservação da vida e saúde do trabalhador.

Em outras palavras, isso significa que o intuito é não permitir que ocorra uma tragédia para, somente após isso, tomar alguma ação. A NR 05 é uma tentativa de evitar situações de risco que possam causar qualquer dano ao funcionário ou, até mesmo, levar a perda de sua vida.

O que é a CIPA?

A sigla CIPA significa “Comissão Interna de Prevenção de Acidentes”, é uma referência ao grupo de pessoas dentro da empresa responsável por instituir medidas de segurança para os trabalhadores durante o exercício de suas atividades.

Mas, qual é a origem dessa comissão de segurança? 

Com o avanço da Revolução Industrial, no século XVIII, as organizações trabalhistas, em todo o mundo, começaram a perceber a necessidade de implementar estratégias que contribuíssem para a prevenção de acidentes no trabalho.

Assim, em 1921, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), aprovou a criação de comitês internos de segurança para indústrias que tivessem, no mínimo, 25 funcionários.

 

Mas se você ainda ficar com dúvida de como implementar isso na sua empresa, fique tranquilo. Entre em contato conosco, pois estamos aqui para te ajudar.

Leave a Reply